Como tirar o passaporte brasileiro?

Atualizado: 11 de Dez de 2018



O Passaporte Brasileiro é um documento obrigatório para quem quer viajar para o exterior, com exceção para países do Mercosul onde a identidade brasileira também é válida. Ele é emitido através da Polícia Federal mediante agendamento através do site: www.dpf.gov.br. No geral, o procedimento em si é simples e rápido, sendo o agendamento a única parte que pode levar algumas semanas dependendo do posto desejado.

Confira abaixo um passo-a-passo de como tirar passaporte:


1) Reúna toda a documentação exigida pela Polícia Federal para a emissão do passaporte:

Um documento de identidade (são aceitos cédula de identidade, carteira funcional, carteira militar, passaporte anterior, carteira de habilitação OU carteira de trabalho);Título de eleitor e comprovante que votou na última eleição (nos dois turnos, se houver). Em caso de falta dos comprovantes, é aceita uma declaração da Justiça Eleitoral de que está quite com as obrigações eleitorais ou uma justificativa eleitoral;Documento de quitação militar, para homens acima de 18 anos;Certificado de Naturalização, para cidadãos naturalizados brasileiros;Comprovante de pagamento do Guia de Recolhimento da União (GRU), que é gerado após o preenchimento do formulário de solicitação de passaporte na Internet;Passaporte anterior, quando houver. Se não for apresentado o anterior, a taxa deverá ser paga em dobro;CPF.


2) De posse de todos esses documentos (exceto a taxa paga, cujo boleto será pago depois), acesse o site da Polícia Federal em: http://www.dpf.gov.br


3) Clique no link “Requerer Passaporte” e na página que abrir clique no link “emissão do passaporte”, localizada no tópico 2.


4) Preencha todos os campos do formulário e clique em próximo.


5) Forneça todos os seus documentos na tela seguinte e depois os dados complementares.


6) Por fim, escolha o local de atendimento onde deseja agendar a entrega da documentação e clique em enviar.


7) Uma vez enviado o formulário com sucesso, você poderá agendar um horário para a entrega da documentação conforme a data disponível no momento. Depois de completar o formulário, será gerado um boleto, conhecido por GRU, que custa R$156 – valor do passaporte comum.


8) Na data agendada, compareça com pelo menos meia hora de antecedência ao posto da Polícia Federal portando todos os documentos mencionados na etapa 1. O procedimento é bastante simples e normalmente muitos funcionários trabalham ao mesmo tempo, por isso várias pessoas são agendadas para as mesmas horas.


9) Em até 6 dias úteis seu passaporte estará disponível para entrega. É preciso ir retirá-lo pessoalmente e não se esqueça de levar o protocolo ou a identidade original. Caso o documento não seja retirado num prazo de 90 dias, ele será cancelado.

Espero que as dicas tenham ajudado. Compartilhe com seus amigos!

© 2019  I Love Travel.  Todos os direitos Reservados. Criado por Nave Estúdio Criativo