© 2019  I Love Travel.  Todos os direitos Reservados. Criado por Nave Estúdio Criativo

CANCUN x PLAYA DE CARMEN

Se eu perguntar pra alguém, uma referência de MÉXICO E PRAIA, 99% das pessoas vão responder : CANCUN ! Não há dúvidas.

A cidade está no imaginário do povo brasileiro desde seu boom na década de 90, e os esforços eminentes do governo mexicano em propagar a beleza desse litoral majestoso, para todo o mundo ! E quando falamos em mundo e num voo de menos de 8 horas, o brasileiro é um turista em potencial.

Passados mais de 20 anos nem é necessário mais tanta  propaganda. Todo mundo já sabe, já viu, já ouviu falar do azul turquesa incomparável de Cancun! Sem falar nas suas areias clarinhas, nas baladas, nos mega resorts, enfim, Cancun hoje é completa em todos os sentidos!

Tempos atrás resolvi reviver as delícias do mar do Caribe, e Cancun foi minha escolha.

Só que dessa vez fiz uma escolha que eu já indicava aos meus clientes, fruto de bastantes pesquisas, mas que eu mesmo nunca havia experimentado; Eu dividi minhas diárias entre Cancun e outro paraíso da Riviera Maia – Playa del Carmen .

Claro que quando falamos de Riviera Maia, as opções de hospedagem vão muito além. Tem Tulum, Porto Morelos, Isla Mujeres e muito mais , mas foquei nessas duas cidades, que pra mim e pro perfil de viagem que eu almejava, era a melhor alternativa !

O VOO:

Fiz um voo pela Copa e tudo ok ! A Copa é uma companhia simples, sem grandes diferenciais, mas tem ótimo índice de cancelamento e atraso, ou seja, é uma cia muito pontual. Além disso, o aeroporto Do Panamá, pelo menos até o final da sua reforma,  não tem processo de migração, o que deixa a conexão bem simples !

Só um detalhe aconteceu : Ainda no aeroporto de Guarulhos, comento com minha irmã , minha companheira de viagem, que nosso voo  vai bem vazio, afinal estávamos a mais de uma hora na frente do portão e apenas uns gatos pingados aguardavam o voo . Que ótima notícia, não ?!! #SQN !

Na verdade não ficamos de olho nos televisores com as confirmações de horário do voo e portão e por isso, não percebemos que o portão havia mudado ! Logo chega um funcionário da copa aos berros, mandando que  nós e os outros retardatários literalmente voassem até o novo portão !

Ufa !! Atrasados, esbaforidos e suados, mas conseguimos pegar o voo , que obviamente estava LOTADO !

Chegamos em Cancun, num inicio de tarde de Janeiro e depois de quase 2 horas de Imigração, dividindo a fila com canadenses e americanos eufóricos, já descemos pra pegar nosso carro previamente alugado e seguirmos viagem .

Processo simples e umas 15 horas já estávamos livres para começar a viagem de fato !

Como nossas primeiras diárias iniciavam-se em Playa e cerca de 1 hora e pouco nos separava de Cancun, decidimos já fazer uma parada em Delfines.  A praia, pública , é famosa pelo letreiro da cidade, clichê obrigatório em quase toda cidade turística.

Bem, aqui faço uma pausa: Por que dessa vez resolvi dividir minhas viagem pra Cancun com Playa del Carmen ? Quais as vantagens de fato há nessa divisão ?

Sendo o mais objetivo possível :

Quando pensamos em Cancun, além daquele mar escandalosamente azul já mencionado, também vem a cabeça seus extraordinários  RESORTS ! E mais !!! Esses resorts em sua maioria já tem o sistema all inclusive, ou seja, suas diárias já contemplam as refeições, petiscos, lanches e bebidas das mais variadas; do suquinho e refri aos drinks alcoolicos e muita cerveja !

Então pense comigo : Por que gastar nesses resorts um valor alto, afinal esses hotéis oferecem muito pela diária, sendo que há inúmeros passeios e locais pra conhecer na região ?!! Você está gastando pra ter um all inclusive, mas está “ perdendo “ boa parte do que ele te oferece pra conhecer os pontos turísticos da cidade.

Então basta fechar um hotel apenas com café da manhã em Cancun mesmo, certo ?

Mais ou menos....

Cancun tem grande parte do seu litoral privativo, então boa parte das praias são utilizadas pelos hóspedes do resort da frente , daí a importância de escolher bem seu resort, não só por preço, comida ou estrutura. A praia da frente também é importante porque boa parte do tempo é nela que o turista ficará.

A imensa maioria dos hotéis não all inclusive estão no centro de Cancun e não na zona hoteleira. Portanto, sua opção mais econômica te tirará a oportunidade de ficar frente ao mar de Cancun e ainda limitará sua visita as praias da cidade, a apenas aquelas que são públicas !

É nesse momento que entra Playa del Carmen na jogada !

Playa também tem seus resorts de  praias frente mar em estilo all inclusive, ainda que suas praias em si, lindíssimas, não são páreo para Cancun ! O que faz o diferencial de Playa é o fato de quase todos os passeios mais interessantes e famosos ditos de CANCUN, na verdade estão na região de Playa !

À grande exceção de Isla Mujeres, localizada 20 minutos de ferry dos portos de Cancun, quase todos os grandes passeios da região ficam mais próximos a Playa !

Exemplo :

XCARET  E XPLOR, os mais famosos da região.

AKUMAL BEACH – A famosa praia das tartarugas marinhas.

COZUMEL – A ilha do mergulho TOP !

TULUM e PRAIA PARAÍSO  – Ruinas maia e muita beleza natural

CENOTES – Cavernas com lagos de águas transparentes.

Todos esses pontos de alto interesse turístico ficam muito mais próximo à Playa que Cancun !

Quer mais vantagens ?

A QUINTA AVENIDA !

São milhares de opções de restaurantes, cafés, casas de suco, gastronomia internacional massagem, artesanato, shoppings etc etc etc

Muitos turistas vieram conhecer essa região do México , se apaixonaram e não saíram mais de lá !

Na esquina do hotel que me hospedei  com a quinta  avenida tinha um argentino, mais alguns passos um italiano, e por aí vai ....

Indicação : MICAELA para tirar fotos típicas do México e comer uma comida mexicana deliciosa

Para economizar : Há barracas de salsicha alemã deliciosa. Os mexicanos amam salsichas alemãs.

Outra delícia da quinta avenida : Comprinhas de artesanato !  Dificilmente acharão outro mais barato,  exceto pelo centrinho de Isla Mujeres.

A quinta avenida ainda tem casas de massagem que a entrada é uma “ portinha “ , mas por dentro são lugares lindos e de paz para uma deliciosa massagem.

Não vou dar muitas dicas, o lugar fala por si só !

Fim Da quinta avenida onde pega boat e tem uma praça central com apresentações indígenas, tem uma igreja linda com vista pro mar, etc.

Voltando ao meu dia a dia ....

Antes de seguir à playa, paramos no litoral de Cancun mesmo.

Paradinha em Delfines, trocamos de roupa no estacionamento e começamos os  trabalhos !

Delfines é linda, mas o mar geralmente é bravo e de fato, estava bem bravo ! A praia é interessante porque ela é bem estruturada de quiosques na areia, mas que servem apenas para o famoso “ banho de sol “, mas não se preocupe ! Na calçada tem vendedor de frutas e outras comidinhas, ainda que quem já saiu do Brasil sabe : Comércio de comidas como aqui nas nossas praias,  esqueça !! De ovo de codorna, passando pelo caldinho de sururu, milho na manteiga até churrasco ! Nada disso !

Interessante que sentamos na areia, meio que ainda com “ cara “ e jeito de aeroporto , mas logo alguns amiguinhos chegaram nos oferecendo bebidas. Pagamento na hora ! Ficamos meio ressabiados, mas estávamos esgotados da viagem e uma bebidinha cairia muito bem. A Lud foi de cerveja e eu de Marguerita, pra entrar no clima !

Eis que eles aparecem, com nossas bebidas,  protegidas num isopor e estupidamente geladas !

Agora sim , posso dizer :  ESTOU EM CANCUN !

DELFINES BEACH ( Ainda com roupa de aeroporto ).

Janeiro, apesar do calor quase constante é inverno e por isso o sol se põe relativamente cedo, perto das 18 h. Demos algumas horinhas por lá, conversando e apreciando a vista. Deixamos o álcool sair pelos poros e seguimos viagem !

Ahhh, e o letreiro ! Bem, não tenho paciência pra esperar uma fila de mais de 1 hora pra fazer foto clichê. Tiramos algumas do ângulo que foi possível e seguimos pra Playa.

Ótima rodovia, bem sinalizada, a noite chegou e Playa nos recebeu cheia de gente, de trânsito, buzina...aliás por 1 minuto achei que estivesse em SP : passarelas, rodovia com trânsito intenso, às margens da rodovia uns bairros de gente simples, muitos fios emaranhados nos postes, uns botecos ...Eu conheço esse lugar ! rsrrsrs

ishi....o que será que nos espera nessa loucura ?!

Pronto ! O susto passa rápido quando você entra de vez na cidade e já sente aquele clima de praia no ar.

Ficar num hotel pertinho da quinta avenida é obrigação ! E isso que nós fizemos !

Logo pela manhã , após o café, saímos pela quinta avenida até ela se encontrar com a areia do mar e logo ao ladinho o porto para Cozumel.

COZUMEL  ( ferryboat custa 22 usd ida e volta em média )

A poucos metros do porto e da praia tem os primeiros guichês para compra do ingresso. Compramos ida e volta sem horário demarcado para voltarmos sem horário fixo.

São 3 empresas que fazem o roteiro. A diferença de preço é de 2 dólares entre elas e a qualidade basicamente a mesma,  ou seja, nada de se preocupar com isso.

No ferry na parte de cima terão a opção de ver o mar e na parte de baixo ar condicionado para uma viagem mais confortável.

Ao chegar em Cozumel há inúmera opções de roteiro.

Detalhe : nesse dia a maré estará entre 0,1 e 0,3 das 10:00 as 16h, MARÉ PERFEITA PARA SNORKEL NUMA DAS ILHAS MAIS FAMOSAS DO MUNDO EXATAMENTE PELO SNORKEL

Eui fiz o seguinte :

Combinei 40 usd ida e volta com taxi até o parque DEL SUR para passar o dia em PAPITO’S BEACH com 3 paradas para foto e snorkeling.

Por que fiz esse roteiro :

O PAPITO’S fica a 40 minutos do porto de Cozumel e tem praias selvagens dentro de um parque lindíssimo com muita natureza virgem,, um farol, ótimo lugares para mergulhar e um all  inclusive excelente de bebidas e comidas. Esse é o grande lance do lugar. Exclusividade + ao mesmo tempo serviço de primeira num all inclusive delicioso e que vale a pena.

Se quiserem podem reservar :

Custa uma reserva em paypal de 18 usd mais ou menos e na hora paga os 50 usd por pessoa para ( eu fiz la no México mesmo, 1 dia antes de ir ) :

Entrada no parque

Acesso ao farol

Visualização de crocodilos

Snorkeling

All inclusive

Ao chegar no Papito’s, a estrada é deslumbrante !

DICA: Caminhando 5 minutos da praia do Papito’s cheguem numa praia COMPLETAMENTE SELVAGEM , com águas absurdamente claras e muitas conchas lindas. Mergulhe de chinelo porque os corais petrificados e conchas ficam escondidos sob a areia. ( Olhando para o mar, essas praias ficam à esquerda. Cuidado com os pertences, o meu quase foi levado por um guaxinim hahha, o único ser vivo além de mim, nessa praia espetacular !

MINHA OPINIÃO :

PAPITO’S vale cada centavo ! A comida é absolutamente deliciosa assim como os drinks, atendimento ótimo ( a maioria dos garçons são tímidos, mas ótimas pessoas )

Se não quiserem fazer o PAPITO’S. Negociem passeio completo a ilha com paradas, aluguem carro, aluguem carrinho de golf, etc. Há inúmeras opções

Sentido do ferry ao sul tem os quiosques frente mar , mas sem areia praticamente. Vale pra quem quer mergulhar e mergulhar e mergulhar .....

Do outro lado da ilha tem as praias com areia.

A do papito’s tem muita areia e tem coral, então juntei tudo num lugar só.

NOITE: 5 AVENIDA, claro !

No outro dia : X CARRET –

Nesse dia levamos um susto ! Acordamos com 13 graus e uma névoa que encobria todo céu ?! Infelizmente isso não é impossível.

Apesar de ser quase sempre quente, estamos falando do inverno no hemisfério norte !

Sustos à parte, atrasamos um pouco nosso café e por volta das 10 o sol saiu do nada, espalhando a névoa e trazendo um calor de 30 graus suficiente pra encarar um dia cheio de mergulhos !

Distância : 25 min do hotel pela rodovia.

O lugar é gigantesco.

Objetivamente o que eu fiz :

Segui o zoológico e tirei fotos com antas, onças , flamingos etc

Segue roteiro do aquário e depois dos golfinhos e finalizei na área de alimentação dos tubarões.

Não nadei com eles, apenas vi o show de quem pagou pra nadar com eles. Sem entrar nesse mérito, não curto essas atrações com animais selvagens.

Segui para o rio maia, o mais lindo deles ( são 3 opções )  e cruzei por ele por 45 minutos até o outro lado do parque. Tomei banho e segui para os restaurantes de frente pro mar.

DICA: O rio de águas claras  é lindo. Você passa por cavernas completamente escuras, algumas com morcegos, são inofensivos, mas fica a dica pra quem tem medo, não é mesmo Lud ?! rsrs

Seguimos pra praia ( piscinão de ramos ). Lu encontrou seu lugar ! Alguns quiosques, águas calmas ....

Eu segui para as piscinas naturais para snorkeling com peixes, arraias etc É lindo ! Por do sol nas piscinas naturais frente mar.( Eu moraria nessas piscinas naturais ).

Fiquei umas 2 horas mergulhando. É tanto peixe e animais marinhos e num lugar seguro, relativamente raso, é demais !

Exatamente nessa piscina na foto acima, num dos momentos de descanso do snorkelling fiquei com os pés apoiados numa espécie de barra submersa.  Eis que sinto algo tocar um dos meus pés !

Quando coloco a máscara pra enxergar o que cutucava meu pé, eis que vejo um grupo de pessoas, nadando com escafandros, e sendo seguidos por uma gigantesca ARRAIA MANTA ! E eu lá, atrapalhando a passagem deles ! e da Arraia ! Dei um mergulho e saí de perto ! Fui bem ligeiro, até porque ficar a 5 cm de uma arraia gigantesca sobe uma adrenalina daquelas !!!

Segui para o centro de artesanato EL PUEBLO,  igreja de São Francisco de Assis, ruínas maia e terminamos com o show maravilhoso de cultura mexicana. É gratuito pra quem está no parque e eles fecham o parque todo, então não tem como escapar rs

DICA : Se não curtem a travessia do rio maia, comprem o ferryboat de alta velocidade em alto mar. Diversão muito segura e sem bichos rsrs

Eu sou contra nadar com golfinhos, mas se quiserem lá é possível, mas no parque garrafon em Isla Mujeres é mais barato.

Ainda é possível comprar E XARET + XPLOR – BOBAGEM ! Ambos são enormes e você mal consegue ver todas as atrações. O xplor é mais aventuresco, adrenalina pesada.

TULUM

Cerca de 1 hora de Playa, o dia já amanheceu quente e ensolarado

Antes de chegarem à cidade tem a placa : RUINAS DE TULUM

Há guichês no próprio estacionamento para pagamento.

Optei por entrar de nas ruínas de trem + ingresso de entrada com guia +  snorkeling na praia Paraíso

Na frente do estacionamento tem uma vila cheia de lojas e restaurantes, uma praça central com shows folclóricos etc. Fiquei um pouco lá e já fomos de trem às ruínas.

DICA: Não economizem indo a pé às ruínas – são mais de 15 /20 min caminhando sob calor muito forte e não terão  forças pra explocar o local, quase sem sombras !

Ao descer do trem peguem a fila e entrem nas ruínas de fato !  Não foquei guias :

Andei livremente

Deitamos cangas sob as árvores frondosas

Lemos as explicações das principais ruínase seguíamos aqui e alí algum guia para maiores explicações.

O PONTO ALTO : A vista  da playa maia- MARAVILHOSA e descemos as escadas para um mergulho.

E ainda as iguanas gigantescas que se confundem com as ruínas em si ! Bem legal !

Seguimos para a saída, trem de novo, estacionamento e pegamos a estrada  rumo  praia paraíso.

Na praia Paraíso deixamos de fazer um snorkelling incluso, o  beach club nos chamou atenção e por lá ficamos até anoitecer ( só brasileiros fazem isso rsrs ).

PRAIA DELICIOSA – Descrita como uma das 15 mais bonitas do mundo m 2018 pelo Tripadvisor.

DICA : PLAYA TAMBÉM TEM HARD ROCK, COCOBONGO E SENOR FROGS, MAS A QUINTA AVENIDA É TÃO AUTÊNTICA E ADORÁVEL QUE NEM DEMOS MUITA BOLA PARA ESSAS FRANQUIAS. Deixamos essa parte para Cancun.

Mais um dia em PLaya – Passamos o dia todo em 2 pontos turísticos já a caminho de Cancun -

AKUMAL – A PRAIA DAS TARTARUGAS MARINHAS

E o CENOTE :

São inúmeros, mas focamos num mais simples, sem trekking pela caverna.

Chegamos em Cancun já era noite , depois de seguirmos pela rodovia em ótimo estado, mas com todo cuidado pra não aguçar nenhum policial corrupto que adoram multas e suas propinas !

Jantamos já no esquema ALL INCLUSIVE !

Chegar no Riu Caribe foi estranho de inicio. O resort é bonito, mas o saguão de entrada é enorme, meio laranja, meio roxo ! Confesso que me senti num shopping ! hahahaha

Bastou pouco tempo pra entrar no clima e na proposta do hotel. O quarto confortável , a linda vista e a piscina Top já nos deixaram batante felizes e ansiosos !

Mais um dia se inicia , café da manhã muit farto, mas ainda era dia de sair do resort . DESTINO : ISLA MUJERES !

Dia de sair cedo do hotel e ir pra Isla Mujeres. O porto fica a uns 20 minutos do hotel. Fui de taxi mas voltei a pé , pela zona hoteleira. Aproveitem pra fazer algumas visitas em hotéis e conhecer a estrutura de tantos outros que indico aos meus clientes.

Compramos tkt no porto para Isla, mas embarcamos no próximo. Nessa 1 hora de espera ficamos na praia do porto. É simples, mais pro pessoal local , mas em dia de semana estava vazia e o garçom nos indicou as pedras do final da praia  para um visual espetacular...e ele acertou !

Seguimos no ferry até isla

Na fila do ferry

No ferry

Já no táxi as paradas :

E finalizamos em mais um beach club na praia espetacular :

Nos outros dias reserve o tempo para utilizar o hotel de vocês, aí sim , você desfrutará do seu all inclusive do jeito que merece !

Após o passeio de isla   chegamos no hotel com essa vista de nosso quarto :

MAIS ALGUMAS INFORMAÇÕES :

COCOBONGO – Imperdível !

Vá em dia de semana pra não pegar tão lotado. Cheguem no máximo as 22h para pegarem bom lugar ou comprem a área vip para poderem sentar .

Muitas surpresas nessa mega produção !

Comprem o ingresso no próprio hotel com ou sem traslado ( analisem o que vale a pena )

Ainda há outras baladas boas como o CITY ( mas ficamos pouco porque não aguentávamos mais ) e senhor frogs

Hard Rock , o bar não achei nada demais, somente tiramos fotos.

Cancun ainda tem centros de compras etc.

Algumas pessoas adoram, mas não foi nosso foco:

Enfim, 9 dias após nossa chegada, retornamos ao Brasil, felizes, satisfeitos , tendo aproveitado cada minuto desse paraíso que é o litoral do México !

Mais detalhes, informações, dúvidas conte com a I Love Travel pra te ajudar !